Você não está sendo produtivo, você só está muito ocupado!

Soa estranho ouvir isso, né?

Mas existe uma bela diferença entre estar ocupado e ser produtivo.

Produtividade é realizar o máximo de trabalho com o menor número de recursos possíveis.

Na teoria, é simples: é realizar aquilo que você planeja, dentro do seu cronograma, com os recursos que você tem disponíveis.

Na prática, o bagulho fica louco.

O primeiro desafio é organizar a sua rotina, especialmente em home office/isolamento social (não vou nem entrar no mérito de quem tem filhe porque aí é #vidaloca).

Sem sair de casa, mesmo pra quem já trabalhava em regime de home office, você podia sair de casa de boas: mercado, reuniões, academia, entretenimento (!!!). Agora, restritos em casa, é como se precisássemos equilibrar um monte de pratinhos: cuidar da casa, trabalhar (e ser produtivo), cuidar de quem vive com a gente, tempo pra cuidar da gente (exercícios, leitura, fazer coisas que você gosta sem a obrigação de produzir nada).

E AGORA?

Não tem fórmula mágica. Como tudo na vida. É buscar a melhor maneira de se organizar. A tecnologia pode ajudar e muito nesse processo de organização. Tem google agenda, trello, asana…

Aplicativo é o que não falta pra ajudar a gente nessa missão de organização de rotina.

Eu, como sou muito tecnológica, uso um planner de papel. Pra mim, funciona super bem. E eu planejo tudo mesmo nele: quando vou ao mercado, visitar meus pais, horário pra praticar exercícios, atividades que quero desenvolver ao longo do dia.

E te conto meu grande desafio das atividades: vivo um momento de empreender/buscar novos jobs. Poucos dias eu tenho horário pra entregar coisas. O que pode ser um risco caso eu queira dormir até tarde, ver um seriadinho no meio do dia, dar aquela procrastinada básica.

Não é fácil olhar pra trás e ver a cama bem arrumadinha te chamando pra ver this is us. Não tem jeito. Na hora que a motivação diminui, é a disciplina que toca o dia.

Então é isso. Pra mim são dois pontos: organização e disciplina. A motivação vem do que a gente ama fazer, aquilo que tem propósito. Os outros dois que fazem a gente concluir.

BELEZA! TÔ A MIL POR HORA NA PRODUTIVIDADE! E AGORA?

É aqui que mora uma armadilha. Pelo menos pra mim.

Estou sendo produtiva ou apenas enchendo a agenda de coisas, focando naquilo que não é prioridade, pra ter a sensação que estou fazendo algo mas na real, estou fazendo atividades acessórias?

Bam! Bug no sistema né?

Como este é um espaço autoral, eu conto da minha vidinha né? Rs

Eu já tive várias fases: de trabalhar mais de 12 horas por dia e produzir bastante. E também de trabalhar 12 horas produzindo o mesmo que se eu tivesse focado por 8 horas.

É uma grande pegadinha da vida, na real.

Eu percebi que me faltava era PRIORIDADE. Saber aquilo que a gente precisa fazer, ter senso de urgência (esse cara aqui é muito amigo da criatividade, sabia?) e saber dizer não.

Dizer não, isso não é prioridade e não cabe no meu planejamento. Tarefinha difícil e que é uma constante de evolução e aprendizado.

LEGAL! TIVE UMA SEMANA MEGA PRODUTIVA! E O FINAL DE SEMANA?

Como o cérebro da gente é um carinha que trabalha por repetição, pode ser que você caia na cilada de querer ser mega produtivo (trabalhando mermo), de segunda a segunda.

Dica da tia mari: não caia nessa.

Dê tempo pra você, pro seu corpo. Entenda que o ócio é importante. Tem o ócio criativo – quando a gente reduz distrações para uma atividade, como leitura, e o ócio distrativo – com muitos estímulos e que hipnotiza. Ambos são necessários para a manutenção da rotina de produtividade. Pelo menos pra minha.

E mesmo consciente disso, vivo acordando no final de semana e tendo angústica de: preciso estudar, produzir algo.

E como tudo na vida, tento buscar o equilíbrio. Se a semana foi mesmo muito cheia, exaustiva, eu sei que eu preciso dar essa folga pro meu cérebro. Mas se foi uma semana ok, não vejo problemas em dedicar umas 2 horas a alguma atividade como escrever ou estudar.

Tudo na vida é equilíbrio.

E referências. Por isso, vou compartilhar alguns conteúdos sobre produtividade que eu acho bacanas:

Produtividade na Rock Content

5 passos para ser mais produtivo hoje

Como aumentar a produtividade no trabalho

2 comentários em “Você não está sendo produtivo, você só está muito ocupado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: