Política nossa de cada dia.

Ei, ei, não foge não. Volta aqui!
TUDO, absolutamente TUDO, na nossa vida tem a ver com política.
Viver é um ato político.

COMO EU CHEGUEI NA POLÍTICA

Eu nasci mulher no Brasil. Fim!

Brincadeiras – ou não – a parte, se eu pensar bem, eu comecei a me envolver com política na época da faculdade: movimento estudantil e com programas de extensão de economia solidária. Foi quando eu comecei a entender na prática o que era a política prática: pessoas com cargos eletivos, movimentos sociais, associações…

Mas profissionalmente foi depois que terminei a faculdade. Naquele momento do limbo, em que estamos meio perdidos, uma amigona (hoje pré-candidata à prefeita) me apresentou para uma outra mulher em mandato e eu iniciei ali.

Entre entender como funcionava a política local e me conhecer como profissional, fui gostando de entender como era aquele mundo. E especialmente: como a política tem a capacidade de mudar o mundo. Começando pelo seu local sabe?

É na política nas cidades que conseguimos fazer as grandes transformações culturais. Trust me.

MAS SÓ TEM GENTE RUIM LÁ!

Olha, desculpa acabar com sua ilusão de mundo, mas tem gente ruim em todo lugar. E te digo mais: a política é um perfeito extrato da sociedade.

Dói né? Rs

Mas é a verdade. Tem gente ruim em todo lugar mesmo. A diferença é que na política a ruindade afeta muito mais gente. E também existe uma questão cultural e histórica que não cabe muito aqui agora.

Agora me conta uma coisa: você conhece algum político? Acompanha o trabalho de quem você ajudou a eleger? E de quem está eleito mas sem o seu voto?

Se você disse não, eu sou obrigada a te dizer que: a culpa é sua também de ter tanta gente ruim no poder.

Tem gente boa também, viu? Tem muita gente bacana, fazendo um trabalho bom. E não sejamos maniqueístas: você não vai concordar com 100% do que outra pessoa faz não. Mas é o balanço final que fala se compensa ou não curtir a pessoa.

Política não é fandom de artista pop, lembra disso, tá?

O QUE EU APRENDI NA POLÍTICA

Eu comecei a trabalhar com política recém formada. Sai da minha última experiência já me sentindo uma profissional muito mais segura e preparada. Eis um pouco do que aprendi:

  1. Confie nos seus instintos: a política é movida por paixão. A gestão da política tem sido aprimorada, modernizada, de modo que tenhamos dados e indicadores. Mas não é só sobre os dados frios. Política envolve DIRETAMENTE a vida das pessoas, seja na unidade básica de saúde, na escola, no trânsito. E pessoas são movidas por paixão. E por isso mesmo, várias vezes, é preciso agir com as pessoas instintivamente. No jeito de tratar mesmo. Com tato e cuidado. O mesmo vale com situações. Escute seus instintos.
  2. Resiliência: parece clichê, mas não é. A rotina na política é que não tem rotina. Cidades são caóticas, chuvas alagam, pontes caem, acidentes acontecem. E mesmo na dinâmica interna. Tem hora que precisa fazer de tudo um pouco. Sou um bom camaleão em várias situações. rs
  3. Escutar os mais velhos: tem muita gente na política há muito tempo. Fazendo coisas boas e coisas ruins. Escute elas. Saiba o que deu certo e o que não fazer. E lembre-se que o caminho é pra frente.
  4. Ter conversas difíceis: trabalhar com outras pessoas é construir um relacionamento como qualquer outro tipo. Aprendi que não dava pra ir guardando aquilo que me gerava dúvida ou desconforto. Aprendi também que cada pessoa tem um jeito e é importante reconhecer a melhor maneira de comunicar com cada um. Evita estresses desnecessários e facilita o relacionamento.
  5. Tenha em quem confiar: sempre vejo gente falando para trabalhar com o que ama. Mas te digo mais. Tenha alguém em quem confiar do seu lado. Confiar mesmo, de contar que a menstruação atrasou, que você está de ressaca ou que fez uma bela cagada e precisa de ajuda.
    Eu tive muita sorte. Sempre tive ao meu lado pessoas incríveis, que me ajudaram a crescer e foram (a)braço para toda hora. De tudo que eu vivi nesses anos na política, levo muito ensinamento, boas experiências e bons amigos.

MAS POR ONDE EU COMEÇO A GOSTAR DISSO ENTÃO?

Olha que sorte: TEM MUITA COISA LEGAL NA INTERNET.

Não quer seguir nenhum político mandatário? Tem um monte de movimentos que vale a pena conhecer e seguir. Vou deixar o link aqui:

Vamos juntas

Raps

RenovaBR

Livres

Politize!

Elas Eleitas

E busca saber quem representa a sua cidade, quem quer representar a sua cidade. Procura gente que você se identifica. Busca info. Eu sei que cansa e, muitas vezes, desanima.
Mas só a política do bem vai fazer GRANDES transformações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: